martes, 29 de junio de 2010

Pr. Sergio Sora estara no "Sobral para Cristo" con irmao Lazaro

pastor Sérgio Sóra genro do Miss. David Miranda e ex-IPDA, Hoje Presidente Mundial da IEVEC Igreja Ev. Vida en Cristo con Matriz no Rio de Janeiro, vai promover o momento de palavra, oração e cura durante o encontro

"Sobral para Cristo" reúne fiéis em show evangélico

Pela primeira vez, evangélicos de várias cidades da Zona Norte do Ceará e de Estados vizinhos estarão reunidos no "Sobral para Cristo". O encontro será um dos maiores na categoria gospel da região e acontecerá no próximo dia 3 de julho, às vésperas da comemoração de emancipação da cidade de Sobral. O louvor será comandado pelo irmão Lázaro, da Bahia, também ex-vocalista da Banda Olodum. Além dele, o pastor Sérgio Sóra genro do Miss. David Miranda e ex-IPDA, Hoje Presidente Mundial da IEVEC Igreja Ev. Vida en Cristo con Matriz no Rio de Janeiro, vai promover o momento de palavra, oração e cura durante o encontro.

O fotógrafo Wellington Macedo, idealizador do evento em Sobral, quer transformar este encontro numa das concentrações evangélicas mais importantes por pregadores do mundo inteiro e já adianta que, em 2011, terá que ser realizado num espaço maior. A expectativa é de reunir muitos evangélicos no encontro. Além disso, o evento pretende ir mais além.

Macedo busca, na Câmara Municipal de Sobral, aprovação do projeto de lei que cria o Dia do Evangélico em Sobral. A data sugerida é exatamente 3 de julho, véspera do aniversário do Município. "A proposta já está sob análise e deverá ser posta em votação nos próximos dias pelo vereador e presidente da Câmara, Hermenegildo Souza", diz.

Projeto

O projeto para o evento recebeu apoio da Associação dos Pastores Evangélicos de Sobral; do prefeito de Sobral, Leônidas Cristino; de empresários e é aderido pelas prefeituras de cidades vizinhas, que se comprometem em liberar transporte gratuito para os fiéis. Assim, moradores de outros municípios terão facilidade no deslocamento. Haverá ainda, arrecadação de alimentos não-perecíveis.

A camisa do show é vendida por apenas R$ 15,00 e está à venda nas livrarias evangélicas Espaço da Bíblia, Cantinho da Bíblia e no estúdio do fotógrafo WMacedo. A venda das camisetas servirá para pagar parte das despesas do encontro.

Serviço:
MAIS INFORMAÇÕES:
Show evangélico "Sobral Para Cristo"- 3 de julho de 2010
(88) 9611.1753
wmacedos@gmail.com

Fonte: Diário do Nordeste

CGADB: Divisao entre ADESAL X CEADEB = CONFRAMADEB

Na atarde 07 de junho, em uma apreensiva mas tranquila reunião, onde se fizeram presentes a maioria dos pastores setoriais da Adesal e mais uma dezena de ministros, após explicação de fatos e aprovação na totalidade dos presentes, ficou assim decidido: a Adesal não atenderia a exigência da CEADEB para que se reformulasse o Estatuto Social da Igreja, tornando a Adesal uma afiliada desta convenção. Ficou decidido criar também uma nova Convenção que se chamará: CONFRAMADEB - Convenção Fraternal do Ministros das Assembléias de Deus na Bahia. Para alguns um momento emocionante e histórico para a Igreja de Salvador. Rogo suas orações para que as partes: ADESAl e CEADEB, através dos seus lideres sejam prudentes, e que questões possam se resolver no campo do dialogo, que interesses pessoais , meteriais não suplantem o interesse do Reino de Deus, pois para isso é que fomos chamados. Há um rebanho para cuidar e que não é nosso e que daremos conta ao seu Dono.

Em paz com Cristo e com o meu próximo!

fonte - Pr Dário Gomes
Pastor Aux. ADESAL - Iguatemi, Salvador - Bahia.

MEDITAÇÃO : Seu sapato é de fogo?

“Receba”, “Tome posse”, “Você merece”, “Você é cabeça”... Esses são alguns bordões de vários pregadores que estão por aí, os quais, na verdade, estão mais para animadores de palco, como se sabe.


A maior parte desses homens se importa mais em mostrar a bela gravata nova ou então o belo par de sapatos italianos engraxados, mas onde está a palavra de Jesus sobre renúncia, na qual já não dão mais tanta ênfase? Onde está o arrependimento a mudança de vida?

Quando se fala em avivamento, é comum pensarmos em pessoas sapateando, dando pulos de três metros de altura, caindo no chão e subindo pelas paredes! Sinceramente, são apenas momentos levados pela emoção, pois o verdadeiro avivamento é aquele que transforma vida e faz com que o caráter de Deus apareça na conduta do ser humano.


Em meio a esse “fogo'' todo, também é comum vermos tais falsos pregadores usarem frases totalmente egocêntricas, como ''Irmão você merece uma Hilux 2010, e não um Fusca 1977 (nada contra os fuscas)''. Será que se Jesus estivesse em nosso tempo, usaria um grande anel de teólogo ou então dirigiria uma BMW?


Não. Com certeza não. Jesus demonstrou sua humildade em várias ocasiões. Quando pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram bem: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.3). Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos não atenderam às suas palavras porque nunca passaram da linha de partida.

Hoje, a maior parte da mensagem do Evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.


Que a mensagem da cruz chegue ao coração do homem sem que este barganhe a salvação e negocie sua fé com coisas materiais. Os nossos pés não devem ser calçados por sapatos luxuosos como símbolo de ostentação, nem devem ser calçados por fantasiosos sapatos de fogo, para criar passinhos e marchinhas dentro dos cultos. Devemos, sim, ter os nossos pés calçados na preparação do evangelho da paz (Ef 6.15).

Fonte: A-BD

lunes, 21 de junio de 2010

Assembléia de Deus tem crescimento mundial de 1,6 milhões de membros

AD continua a crescer: potencial futuro é ainda maior
Mundialmente, o número de adeptos das ADs aumentou 2,5%, um ganho de cerca de 1,6 milhão de membros

As Assembleias de Deus nos Estados Unidos e ao redor do mundo estão em crescimento. De acordo com Sherri Doty, o estatístico para as Assembléias de Deus, o número de adeptos nos Estados Unidos aumentou quase 15 mil pessoas em 2009, totalizando 2.914.669 - um aumento de 0,5%.

Mundialmente, o número de adeptos das ADs aumentou 2,5%, um ganho de cerca de 1,6 milhão de pessoas, e atingiu um total de 63.090.251.

O Superintendente Geral das ADs nos Estado Unidos, Dr. George O. Wood, afirmou que, embora o sobressalto de 0,5% não tenha sido tão alto, ele está feliz porque em 2010, 133 novas igrejas já foram plantadas, e até o final do ano ele acredita que esse número deva chegar a 300.

Wood disse ainda que as Assembléias de Deus estão trabalhando para o plantio de pelo menos 500 novas igrejas por ano. "Plantar novas igrejas tem sido provado ser o melhor caminho para levar pessoas para Cristo. Há um entusiasmo para uma nova Igreja, as pessoas são atraídas para ela. A Church Multiplication Network trabalha duro para ajudar a tornar a plantação de novas igrejas mais fácil", disse Wood.

Em outras áreas da estatística, nas Assembleias de Deus nos EUA, foi registrado um crescimento na adesão oficial de membros de 47.928 (2,9%), chegando a 1.710.560; e um aumento na frequência nos principais cultos de 27.315 (1,5%), o que totaliza 1.827.302 pessoas.

Fonte: Assemblies of God USA

Pastores de ovelhas x Administradores de empresas

Meu objetivo com esse tema não é o de criar um debate, mas quero fazer algumas observações quando ao que está acontecendo em nosso Brasil. Principalmente quando se trata do rebanho do Senhor e daqueles que foram chamados para cuidar das ovelhas do mestre.

Alguns dias atrás, visitando algumas comunidades do orkut deparei-me com a comunidade do pastor Ciro Sanches, um sábio escritor que vem se destacando em blog pelo seu desempenho como ministro do evangelho e escritor. Nesse blog um visitante comentou algo sobre pastores leigos, que sem o conhecimento necessário estão por esse nosso Brasil pastoreando muitas igrejas, alguns até, eu entendo, que se fazem necessários devido a regiões sem escolas, porém outros usam o título de pastor devido a divisões eclesiásticas, alguns se auto-consagram e por uma interpretação errônea das escrituras propagam ensinamentos que hermeneuticamente fogem das verdades bíblicas.

Porém o que desejo tratar aqui não é isso, mas de um assunto que se tem alarmado nesses últimos dias, onde muitos líderes estão consagrando seus membros a pastores, mesmo sem terem nenhuma chamada ou quando têm, é para outro ofício.Pessoas que têm um diploma de teologia, porque têm um ótimo relacionamento social e eclesiástico já estão sendo consagradas, não por chamada, mas por posições social e acadêmica.

Concordo plenamente que uma pessoa que freqüentou um seminário por três ou quatro anos tem capacidade para exercer cargos em uma igreja, até porque estudou para isso, porém para ser um Pastor é necessário uma chamada divina e não um canudo acadêmico.

Nossas igrejas hoje estão mais sofisticadas, temos ótimos professores de escola dominical que estão muito bem preparados para ensinar; temos pessoas na igreja com ótima capacidade de comunicarem-se que se apresentam impecáveis, com seus ternos belos e caros , com voz bem modulada, movimentos ensaiados, ótimos comunicadores que usam com perfeição o rádio e a televisão. Tudo isso é muito bom, e necessário para a igreja do século XXI, porém ainda falta alguma coisa.

Nossos púlpitos não precisam somente de intelectuais, mas de Pastores que amem as ovelhas, que se importem com elas, que se preocupem em alimentá-las com a genuína palavra de Deus, que façam visitas não somente aos empresários ou aqueles que dão um dízimo alto, mas também ao mais pobre que muitas das vezes não tem oferta para dar, mas que nas madrugadas está lá no seu quartinho de joelhos humildemente orando pelo seu pastor e sua família.

O grito das ovelhas é por Pastores, mas a liderança que temos hoje, ou melhor, o modelo de líderes que temos buscado, não está satisfazendo os anseios das almas das ovelhas de Jesus Cristo. Temos tecnologia, bom administradores, bons professores, excelentes gerentes que tocam a igreja, mas muito pouco Pastores.

Nossas igrejas estão se transformando em empresas e nossos pastores em administradores, que quando estão perdendo as almas (clientes), não estão indo atrás e nem fazendo visitas, mas apenas trazendo inovações para atrair os crentes novamente ao seio da igreja, o problema é que esses métodos (promoções) são falsificados ou importados dos EUA.

Isso quando não se fazem grandes congressos com nomes de pessoas que entraram para o evangelho, porém o evangelho ainda não penetrou nelas. Pessoas que tiraram a glória que pertence a Cristo e a transferiram para elas, os famosos "gospel stars", que cobram fortunas para pregar e cantar, mas que estão com a vida totalmente torta. Pregadores que convidam as pessoas para aceitarem Jesus, quando são elas que deveriam descer do púlpito para aceitar Jesus de novo.

Muitos “pastores” - se é que os posso chamar assim - sabem da arrogância e da carnalidade que esses "gospel stars" estão vivendo, mas os convida para ocupar púlpitos que deveriam ser usados somente por aqueles que tem uma vida reta com Deus. Não estão interessados na vida espiritual das ovelhas, mas sim na lã que elas oferecem. Enchem igrejas (quantidade), com essas inovações, que irresponsavelmente estão trazendo pensando que elas sejam de Deus, porém com isso estão diminuindo o mover do Espírito Santo (qualidade) que deveria ser o ponto de referência dessas igrejas.Precisamos de Pastores que cuidem de ovelhas e não de "pastores" administradores de empresas.

Pb. Paulo Cézar de Lima
Fonte:
Blog Nada além da verdade

Assembleia de Deus, 99 anos de Pentecostes - Rumo ao Centenario

Assembleia de Deus, 99 anos de Pentecostes - Rumo ao Centenario

A Assembleia de Deus, Igreja-Mãe em Belém, comemorou no dia 18 de junho de 2010, os seus 99 anos com o tema 99 anos de pentecostes rumo ao Centenário, a grande festa aconteceu no dia 19 de junho, no Estádio do Mangueirão completamente lotado pelo povo de Deus.

Pessoas de vários lugares chegavam a todo o momento, muitas caravanas foram formadas especialmente para comparecerem a este evento abençoado por Deus. A chuva bem que tentou mais não conseguiu apagar o brilho dacelebração, que iniciou com os louvores cantados pelas Belemitas, Raquel Malafaia e Marco Aurélio. Houve uma bela coreografia que mostrava a evolução dos 99 para os 100 anos, com a participação de 540 jovens e adolescentes de diversas congregações de Belém, dirigidos pela irmã Rebekah Câmara.

A palavra foi ministrada pelo Pastor Silas Malafaia e teve como tema o texto da Bíblia em êxodo 14:15 - “Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”, versículo este traduzido pelo pastor como “Dize aos Assembleianos que marchem” , referindo-se a marcha Rumo ao Centenário que será comemorado no próximo ano.

Em sua pregação o Pastor Silas Malafaia deixou como parte de sua mensagem aos presentes que “Sonhos sem atitudes é coisa de sonhador preguiçoso” e “Sonhos com atitudes corretas, produz uma pessoa de potencial ilimitado”, fazendo referência ao que as pessoas cristãs ou não, estão determinando para as suas vidas e concluiu dizendo “Nós pentecostais estamos aqui na geração do Centenário para ganharmos o Brasil para Jesus”.

A festa foi linda e contou com a presença de pessoas ilustres como: a Senadora da República, Marina Silva, Governadora do Estado do Pará, Ana Julia Carepa, Comandante da Policia Militar, Coronel Emanuel Leitão, Delegado Geral da Policia Civil, Raimundo Benassuli, Sec. de Meio Ambiente, Sebastião Oliveira, além da presença de pastores de vários estados brasileiros, entre outros.


A comemoração dos 99 anos foi uma prévia da grande celebração que o povo de Deus irá fazer no Centenário. Esperamos por você aqui em Belém do Pará, para realizarmos a maior festa pentecostal do mundo! Vamos Rumo ao Centenário!


Fonte: Blog do Pr. Samuel Câmara

domingo, 13 de junio de 2010

CGADB: escuridão sem fim

Perdoem-me o forte termo, mas não consigo vislumbrar outra comparação em meio a tantas situações no mínimo melindrosas, humilhantes e por que não dizer vergonhosas a que estamos submetidos, com tantas notícias desagradáveis acerca da nossa Assembléia de Deus, às vésperas do seu centenário. Espero que tudo se esclareça!


Sim, digo Assembléia de Deus porque, sempre que a CGADB ou a CPAD forem citadas, o entendimento geral será que a notícia se refere à Assembléia de Deus.


Ainda que saibamos que a CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus, não congrega hoje a totalidade dos ministros da denominação, sabemos também que é a mais antiga, e a que congrega em seus quadros a maioria deles, e que as possíveis congêneres e ou igrejas independentes, não deixam de figurar entre as cisões ocorridas ao longo dos anos, e essas estão sempre de olho no que acontece na convenção de onde todos saíram.


Não bastasse denúncias veiculadas anteriormente na mídia, em rede nacional, por membro da própria instituição, vemos agora um “efeito cascata”, se orquestrado ou não só Deus sabe, de renúncia de importantes cargos da Diretoria, primeiro vice-presidente e primeiro tesoureiro, ambos com denúncias escritas, assinadas e protocoladas, tudo isso divulgado na internet.


Para adubar a situação, a semana inicia com a Revista VEJA, uma das principais do país, veiculando notícias desagradáveis a nosso respeito, onde um ex-diretor do nosso órgão maior, diz que a situação administrativa da instituição é um “caso de polícia” situação que não sabemos onde pode parar.


A Nota de esclarecimento da Diretoria da CGADB também aqui publicada, diverge e contesta sobre quem são os verdadeiros culpados de tudo, mas assume literalmente a existência do que se denuncia. Lamentável

Fonte: pointrhema.blogspot.com/

Mais um pastor renuncia ao cargo na CGADB

PASTOR GEREMIAS DO COUTO RENUNCIA O CARGO DE SECRETARIO NO CONSELHO POLÍTICO DA CGADB
Depois da saída do Pr. Silas Malafaia e da saída do 1º tesoureiro da CGADB Pr. Antônio Silva Santana, agora é a vez do Pr. Geremias do Couto membro do conselho político da CGADB e ex-diretor da CPAD pedir renúncia.

Leia ABAIXO PARTE Da carta-renúncia do Pr. Geremias do Couto ao cargo de Conselheiro Político da CGADB:

"CONSIDERANDO que à luz da resolução aprovada na Assembleia Geral Ordinária realizada em Belo Horizonte, MG, a qual recomenda aos ministros titulares não se candidatarem a cargos eletivos, bem como ante a minha própria convicção à luz da Bíblia, eu estaria em flagrante contradição com os princípios que esposo, caso me mantivesse calado diante de alguns casos sabidos de ministros titulares que postulam candidaturas no próximo pleito;"

fONTE: Manhã com a Bíblia

lunes, 7 de junio de 2010

CGADB: Uma nota que nada esclarece

Antes de tudo que me desculpar con o Pr. Geremias Couto, pois nao consegui contato con ele. Mas como compartilho o mesmo pensamento postei na integra a opiniao do amado Pastor ja citado acima..

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Esperava uma nota esclarecedora e transparente da Mesa Diretora da CGADB diante dos graves fatos que vieram à luz com as renúncias do pastor Silas Malafaia e Antonio Silva Santana. Mas o que vi, em síntese, foi uma tentativa de fugir das responsabilidades e empurrar o imbróglio para as mãos do tesoureiro que renunciou ao cargo, o que reforça a similaridade com o famoso baile da Ilha Fiscal, como demonstrado na postagem anterior. Deprimente. Ainda assim, com a devida licença do Reinaldo Azevedo, e no pleno uso de meus direitos como afiliado da CGADB sob o número 3866 (bem antigo, por sinal), farei um vermelho e azul para emitir o meu juízo de valor a respeito da nota.


Aos fatos:


A MESA DIRETORA da CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL – CGADB – tendo tomado conhecimento de que circulam na internet as comunicações de renúncias do 1º vice-presidente e do 1º tesoureiro, pastor Silas Lima Malafaia e pastor Antonio Silva Santana, respectivamente, nas quais os ilustres e eminentes servos de Deus expõem a esta Mesa Diretora as razões motivadoras de suas renúncias, por amor à verdade e para espancar eventuais dúvidas quanto à integridade e lisura dos signatários na condução dos interesses sociais da nossa veneranda CGADB, esta cumprindo o seu dever espiritual, moral, estatutário e legal de defender a instituição e ao seu órgão diretivo na forma do estatuto social em vigor, vem ao público prestar os seguintes esclarecimentos, por amor à verdade e respeito às consciências daqueles que pugnam por uma conduta séria, honrada e espiritual, como convém a todos que servem na seara do Senhor Jesus:


Sem pôr em dúvida a credibilidade dos membros da Mesa Diretora da CGADB. aos quais respeito, nem a dos que renunciaram aos seus respectivos cargos, que merecem também a minha consideração, a introdução acima transparece que tudo será esclarecido e sanada qualquer dúvida que paire no ar. Traz a esperança de que as denúncias, na melhor das hipóteses, não passam de equívoco. No entanto, à medida em que se lê os pontos seguintes, essa expectativa se esvai. Continuemos.


1) Na notificação firmada pelo ilustre pastor Silas Lima Malafaia, foi comunicada a sua renúncia ao cargo de 1º vice-presidente da CGADB, eleito que foi na última Assembléia Geral Ordinária em Vitória-ES, em abril de 2009, como também o seu desligamento do quadro de membros. Evidentemente que poderia ter ocorrido a renúncia sem o desligamento, pois a primeira não era dependente da segunda. Os motivos apontados na precitada comunicação não são atuais, pois, como ele próprio diz, “Tais denúncias, por oportunidade da última Convenção da CGADB, restaram integralmente comprovadas em trabalho realizado por comissão formada para esse fim, cujo relatório só foi aprovado com as ressalvas e obrigações de apresentar balancetes”. Esta Mesa Diretora já se manifestou anteriormente por nota de esclarecimento similar à presente, publicada no jornal Mensageiro da Paz, nº 1.490, de julho/2009, por ocasião de manifestação televisiva de outro convencional.


A questão, aqui, não é se poderia haver a renúncia sem o desligamento do pastor Silas Malafaia. Isso, por óbvio, não é parte da questão. É dispensável como argumento. É inócuo como defesa. É palavrório sem valor. O que conta é o reconhecimento que o próprio parágrafo faz, ao transcrever o parágrafo em que o pastor Silas justifica a sua renúncia, de que na última assembleia o "relatório só foi aprovado com as ressalvas e obrigações de apresentar balacentes". O que até agora ainda não aconteceu. Ou seja, não é matéria ultrapassada, como deixa transparecer a nota já que os balancetes continuam sendo aguardados. Esse é o fato.


2) Conforme disposição contida no artigo 44, III, do estatuto social em vigor, o atendimento das exigências da precitada comissão especial a que se referiu o renunciante não era, como não é, de todo o órgão diretivo, mas do 1º tesoureiro, como a seguir transcrito:


“Art. 44. Compete ao 1º Tesoureiro:


III – elaborar o relatório financeiro e apresentá-lo trimestralmente ao Conselho Fiscal e bienalmente à Assembléia Geral Ordinária;”


Portanto, trata-se de competência legal individual específica, cabendo àquele que foi eleito para o cargo ter consigo a consciência da atribuição que lhe é conferida pela norma estatutária;


Aqui se apresenta um verdadeiro sofisma, como se vê mais embaixo, usando-se o que está estatuído para transferir ao tesoureiro da atual gestão, que renunciou, a responsabilidade sobre os possíveis descalabros na administração da CGADB. Ora, leiamos outra vez o que diz o Artigo 44, inciso III, como competência do primeiro tesoureiro: "elaborar o relatório financeiro e apresentá-lo trimestralmente ao Conselho Fiscal e bienalmente à Assembléia Geral Ordinária".


Quem era o tesoureiro da gestão que terminou o mandato em abril de 2009? Certamente não era o pastor Antonio Silva Santana. Por que o então tesoureiro se eximiu de apresentar o balancete de 2007-2009? O que o impediu de fazê-lo? Por que apresentou apenas um simples relatório, que, depois de acalorados debates, foi aprovado com ressalvas sob a condição de os balancetes serem posteriormente apresentados? Ora, caberia ao tesoureiro anterior apresentar esses balancetes, inclusive durante o rito de passagem da função, não ao pastor Antonio Silva Santana, e caberia, sim, à Mesa Diretora zelar para que o estatuto fosse cumprido. É a chamada responsabilidade solidária.


3) Quanto à renúncia do 1º tesoureiro, o honrado servo de Deus pastor Antonio Silva Santana, foi alegado, dentre outros motivos para a sua renúncia, que: a) “só tomei posse em 29 de julho de 2009”; b) “só a partir desta data é que fui tomando conhecimento da real situação fiscal e financeira da CGADB”; c) “a cada dia fica impossível o levantamento de toda a documentação contábil, fiscal e bancária, uma vez que não foi atendida à solicitação do Conselho Fiscal da CGADB lavrado em 12 de março de 2010 solicitando uma auditoria nas contas do mandato anterior a 2009”;


4) Confrontando-as, a Mesa Diretora esclarece:


a) o ilustre renunciante não tomou posse na data por ele alegada, pois ela ocorreu juntamente com os demais eleitos no dia 25 de abril de 2009, conforme o termo por ele assinado, passando a ser de fato e de direito o 1º tesoureiro da CGADB a partir de então.


Com todo o respeito, é gritante e frágil a defesa que faz a Mesa neste ponto. Quando o renunciante diz que "só tomou posse em 29 de julho de 2009", isto, para mim, que jamais conversou com o pastor Antonio Silva Santana a respeito, soa claro como o sol do meio-dia. Ele quis dizer que apenas nessa data assumiu, de fato (embora de direito tenha sido muito antes), as tarefas inerentes à função. E por quê? Provavelmente à espera que lhe passassem os ditos balancetes.


O que soa mais esdrúxulo é a afirmação da nota que literalmente tira o corpo fora da Mesa Diretora ao afirmar que "se o tesoureiro anterior não lhe repassou as informações inerentes ao exercício do mandato anterior, o fato fica restrito aos dois e não a todo o órgão diretivo;".


Se assim é, o que faz então uma Mesa Diretora? Se um tesoureiro não repassa ao outro as informações inerentes ao exercício do mandato anterior, então os demais diretores não têm nada a ver com isso? É algo restrito aos dois? Duvido com todas as letras que qualquer juiz em sã consciência aceite argumento desse jaez. É uma tese de extrema fragilidade!




b) na condição de eleito e empossado, passou a ser de sua exclusiva competência solucionar as pendências existentes, podendo, inclusive, ter solicitado a cooperação do Conselho Fiscal para proceder aos levantamentos necessários para o perfeito esclarecimento dos fatos, o que não aconteceu;


Aqui há flagrante contradição entre a carta de renúncia do pastor Antonio Silva Santana e a nota da Mesa Diretora. Até porque caberia à presidência fazer cumprir o que foi aprovado com ressalvas na Assembleia de abril de 2009, ou seja, que o tesoureiro anterior apresentasse os balancetes de 2007-2009. Não era tarefa exclusiva do novo tesoureiro. Ao contrário, isto não foi feito, mas mesmo com esta pendência o tesoureiro anterior foi nomeado secretário-executivo da SENAMI.


c) atendendo à solicitação do ilustre renunciante, a presidência autorizou-lhe contratar todos os funcionários necessários ao perfeito desempenho das tarefas da tesouraria, tendo ele contratado com vínculo empregatício apenas um assessor, que não residia na sede da CGADB, e substituído duas funcionárias para as tarefas subalternas;


De que adianta ter novos funcionários contratados, ou apenas um assessor, se o acesso às informações, segundo a carta-renúncia, estava bloqueado, os balancetes do biênio anterior não tinham sido apresentados e o novo tesoureiro pouco ou nada podia fazer? O que precisava, e infelizmente não foi feito, era uma reestruturação administrativa de cabo a rabo, que sanasse todas as dificuldades. E essa era uma tarefa da Mesa Diretora, através da presidência, e não do novo tesoureiro.


d) na reunião da Mesa Diretora realizada em 12 de março de 2010, em cuja data o Conselho Fiscal apresentou o pedido de realização de auditoria referido pelo renunciante em sua notificação, foi decidido que uma comissão especial procederia todos os levantamentos necessários junto à Tesouraria, controladoria, prestadores de serviços, bancos, etc, para esclarecer os fatos e apontar as soluções adequadas, para que fossem atendidas as recomendações contidas no relatório da comissão especial da Assembléia Geral Ordinária realizada em Vitória-ES. Após os exaustivos trabalhos desenvolvidos pela precitada comissão especial, o qual contou com a participação pessoal do renunciante, foi elaborado um relatório apontando os fatos que impediram a apresentação dos balanços dos exercícios de 2007 e 2008, e as medidas corretivas necessárias ao atendimento das exigências legais;


Por que a Mesa não acatou a sugestão do Conselho Fiscal de criar uma auditoria independente ao invés de estabelecer uma comissão especial? Não teria sido o caminho mais correto no atual estado de coisas? Ademais, na carta-renúncia do pastor Antonio Silva Santana ele deixa claro não ter concordado com as conclusões da mencionada Comissão. Pelo relatório acima é possível deduzir o motivo dessa discordância, pois a "precitada comissão especial" apontou fatos "que impediram a apresentação dos balanços dos exercícios de 2007 e 2008", diga-se de passagem da gestão do tesoureiro anterior. Que fatos eram esses?


e) no mesmo relatório, a comissão especial relata que muitos dos cheques emitidos pela CGADB e devolvidos pelas instituições bancárias sacadas foram em razão de convenções afiliadas e alguns convencionais terem pago as anuidades e inscrições de membros para participarem da Assembléia Geral em Vitória-ES em até dez parcelas, e os respectivos boletos bancários e cheques por elas emitidos não terem sido honrados pelos emitentes, o que contribuiu para que os cheques emitidos para pagamentos com as receitas oriundas das anuidades e inscrições não terem sido cobertos;


Ao mesmo tempo em que é ultrajante saber que "convenções afiliadas e alguns convencionais terem pago as anuidades e inscrições de membros para participarem da Assembléia Geral em Vitória-ES em até dez parcelas, e os respectivos boletos bancários e cheques por elas (sic) emitidos não terem sido honrados pelos emitentes", é também sabido que muito disso aconteceu porque a reunião convencional foi transformada em intenso campo de batalha eleitoral com uma mobilização nunca vista antes, não para discutir os valores do Reino, mas simplesmente para votar. Todavia, a entidade emitir cheques para pagamentos em cima de receita futura de elevado risco, é primarismo administrativo.


f) a comissão especial também conseguiu, através do profissional que presta serviços na área de informática, unificar e uniformizar os dados utilizados pela Secretaria Geral e Tesouraria, resgatar as informações financeiras e documentação que permitissem a elaboração dos balanços acima referidos pelo contador, resgatar os cheques devolvidos que estavam em poder de terceiros e proceder as baixas junto aos bancos sacados com baixa nos órgãos de créditos, o que está contribuindo para normalização do funcionamento da tesouraria e controladoria da CGADB.


Se existe esse profissional da informática, como mencionado, quem o contratou? O tesoureiro ou a Mesa Diretora? Teria ele trabalhado em parceria com o tesoureiro? Ou as informações levantadas não lhe foram encaminhadas? Como se vê. as coisas permanecem muito obscuras.


Resta claro, portanto, que as motivações para as renúncias, embora pareçam similares, são distintas, pois enquanto o pastor Silas Lima Malafaia usou fatos já ultrapassados, abordados e decididos pela Assembléia Geral em Vitória-ES, o pastor Antonio Silva Santana não teve as iniciativas que lhe cabiam tomar para solucionar as dificuldades herdadas de gestões anteriores à sua, por ter assumido o cargo que traz consigo os encargos atribuídos pelo estatuto social, dentre outros, o de apresentar os relatórios financeiros e contábeis.


Infelizmente nada restou claro. Só trouxe mais confusão. As alegações do pastor Silas Malafaia não foram satisfeitas (os balancetes não foram apresentados) e a nota não provou que o pastor Antonio Silva Santana teve todas as ferramentas para trabalhar ou que era dele a responsabilidade pelos balancetes de 2007-2009. Isso é tergiversar sobre o direito. Para minha tristeza, tudo continua do mesmo tamanho. E parece que só vai piorar.


Considerações Finais


Para finalizar a presente NOTA, e ainda objetivando tratar a questão “dificuldades financeiras” enfrentadas pela Convenção Geral, os esclarecimentos adicionais se fazem necessários:


- A Convenção Geral, sendo uma associação de ministros do evangelho, não de igrejas, conta como únicas fontes de receitas as anuidades de seus membros, os repasses efetuados pela CPAD e, por ocasião da Assembléia Geral, as taxas de inscrições.


- É de amplo conhecimento que, na prática, grande maioria dos pastores cadastrados regulariza suas anuidades somente nos períodos que antecedem a Assembléia Geral.


- Se anexarmos um extrato/planilha referente ao pagamento de anuidades, facilmente será constatado que o último aporte substancial foi no período que antecedeu a AGO em Vitória/ES, mês de abril/2009.


- Trata-se de um hábito pagar as anuidades somente às vésperas das Assembléias Gerais.


- Todavia, a Convenção Geral, para dar o devido atendimento diário em sua sede nacional, no Rio de Janeiro-RJ, mantém um prédio de quatro (4) andares em funcionamento, com quadro de funcionários, Secretária Geral, Tesouraria, todos devidamente registrados e assalariados.


- Toda a infra-estrutura e custeio para a realização da Assembléia Geral são integralmente pagos pela CGADB. As três últimas (RIO/2005 – SÃO PAULO/2007 – VITÓRIA/2009) e também as duas últimas Extraordinárias (FLORIANÓPOLIS/SC/2006 e PORTO ALEGRE/RS/2008) acarretaram para a CGADB despesas elevadíssimas, haja vista a logística para receber os pastores de todo o Brasil. O número de participantes, cada vez maior, sendo cerca de 4.000 no Rio, 10.000 em São Paulo, 17.000 em Vitória, além de 2.500 em Florianópolis e 4.500 em Porto Alegre.


- Todos nós sabemos o quanto custa promover e reunir, por prazo de uma semana, contingente de tal magnitude. Façam seus cálculos.


- Analisem ainda, juntamente conosco, o seguinte: Para dar cumprimento aos seus objetivos sociais, a Convenção Geral, por intermédio da Mesa Diretora, realiza simpósios, seminários, reuniões, assembléia geral nas diversas regiões do País, ocasião em que os ocupantes de cargos em Conselhos/Comissões são convocados. Todos exercem suas atribuições estatutárias sem qualquer remuneração, contando apenas com o reembolso de despesas relativas à hospedagem, alimentação e passagens aéreas.


- É cada vez maior o número de reuniões dos órgãos diretivos da CGADB. Os membros residem nas mais longínquas cidades. Contabilizem.


- Não é estranho, no âmbito da CGADB, a existência de parceiras de viagens e hospedagens em reuniões maiores, sendo natural que tais empresas, na condição de prestadoras de serviços, façam jus aos acréscimos legais em situação de demora no pagamento por serviços efetivamente prestados.


- Enquanto outras associações de grande porte, sem identificarmos a sigla, exigem de seus associados pagamentos mensais de R$ 95,00 (mensalidade: R$ 50,00 + Publicações/Boletins: R$ 45,00), nós, pastores, esperamos a cada dois anos para desembolsarmos R$ 120,00. Lamentavelmente, inúmeros pagamentos de anuidades e inscrições para Assembléias Gerais, efetuados em cheques, não foram honrados.


- Ora, senhores pastores, uma entidade que aufere receitas mais significativas somente por ocasião da Assembléia Geral, não dispondo de outros meios para alavancar recursos; uma entidade que direciona os valores das inscrições em Assembléias para custeio do evento; uma entidade que pacientemente aguarda os períodos pré-convencionais para “cobrar” seus associados; uma entidade que vê a cada ano crescer o número de participantes em Assembléia Geral, acarretando custos elevadíssimos, não é de se admirar, de causar espanto, surpresa, que tal entidade esteja padecendo dificuldades financeiras.


- Com os argumentos fáticos ora expostos, o que pretendemos é afastar as qualificações de “DESMANDOS, DESCALABRO, CONIVÊNCIA”, referidas em uma das notificações supracitadas. Segundo o Dicionário Aurélio, da Língua Portuguesa, “DESMANDO: é ato ou efeito de desmandar. Desobediência. Excesso. Abuso. DESCALABRO: Grande dano ou perda. Ruína. DESMANDAR: Mandar o contrário de (o que se tinha mandado). Transgredir ordens”.


- Pedimos aos pastores do Brasil que analisem a vida pessoal e o ministério de cada um de nós, diretores da Convenção Geral; que reflitam sobre os vários anos de pastorado; que avaliem e pesem os vários anos a serviço da Convenção Geral, sem qualquer apego material ou financeiro, sem qualquer remuneração, pois entendemos que o trabalho feito junto à nossa instituição também faz parte da chamada e da vocação ministerial; e nos respondam se por nossos feitos merecemos ser “rotulados” com os adjetivos de desobedientes, transgressores de ordens, abusadores, causadores de dano, destruidores. Acreditamos que não.


Finalmente, a Mesa Diretora lamenta profundamente os afastamentos dos ilustres e honrados companheiros renunciantes, nada podendo fazer em respeito aos mesmos, senão acatar as decisões pessoais de ambos e adotar as providências estatutárias para as substituições, mediante a convocação de Assembléia Geral Extraordinária para deliberar quanto às mesmas, e encaminhar ao Conselho Fiscal os balanços já elaborados para apreciação e parecer do Conselho Fiscal, e encaminhamento ao conhecimento de todos os membros da nossa CGADB.


Na certeza de terem sido os esclarecimentos necessários, permanecemos orando a Deus para que as Suas bênçãos continuem sendo derramadas nas vidas e ministérios dos ilustres servos de Deus renunciantes, ao tempo que manifestamos sincera gratidão pelo empenho de ambos para o progresso de nossa instituição.


Natal, RN, 5 de junho de 2010


Pr. Jose Wellington Bezerra da Costa


Quanto aos demais parágrafos, me eximo de comentar. Não discuto a idoneidade dos membros da Mesa Diretora e o seu compromisso com Deus. Discuto administração. Falo da necessidade de transparência. Refiro-me a uma coisa bem simples: os valores que entram, os valores que saem, para o que saem e como saem. Simples. Receita, despesa e saldo.


Quero ressaltar que não defendo A ou B e nem estou a serviço de quem quer que seja. Continuo rejeitando a introdução de práticas seculares em nossas eleições, mantenho tudo o que escrevi quanto às eleições do Anhembi e acrescento que a Assembleia de Serra, ES, ano passado, foi frustrante para mim. De ambos os lados.


Mas sinceramente esperava que esses quatro anos e a comemoração do Centenário trouxessem um sentimento de unidade e criassem as condições para uma transição pacífica em 2013. Mas pelo andar da carruagem, coisas piores vêm por aí.


Mais uma vez que Deus nos guarde.
Pr. Geremias Couto
Teresópolis, RJ.

Pr. Sidney Miranda. Filiado a CIEADEP(Parana), Nª DE REGISTRO 41084 NA CGADB.

miércoles, 2 de junio de 2010

Pastor Santana renúncia Tesouraria da CGADB

Varios seria os motivo mas un dos principais podera ser alen dos desmandos da atual administraçao ja denunciados por Samuel Camara e Pr. Malafaia a candidatura do Pr. José Wellington a 1 suplente do Senador Orestes Quércia em SP, na eleições vindouras.


pastor Antônio Silva Santana, líder da AD em Ribeirão Preto (SP) e primeiro-tesoureiro da CGADB, entregou a carta de renúncia Segunda. Nela expressa os motivos.

A pessoa do Pr Santana dissera que na semana pasada, ele já havia colocado o cargo à disposição do presidente da CGADB, de forma verbal, mas pastor Wellington teria resistido e solicitado para que ele permanecesse.

Pastor Santana e pastor Silas Malafaia, que também renunciou no último dia 15, foram os dois únicos eleitos ligados ao grupo ligado ao pastor Samuel Câmara, na última Convenção Geral realizada em Serra, Grande Vitória (ES), em abril de 2009.

Líder de uma grande região eclesiástica, com matriz em Ribeirão Preto e um Magnifico Templo pastor Santana, homem sério e respeitado, deparou-se com inúmeros empecilhos. Possivelmente, foram os principais motivos que o levaram à renúncia.



VEJA ABAIXO PARTES DA CARTA RENUNCIA DO PRIMEIRO TESOUREIRO DA CGADB



N O T I F I C A Ç Ã O E X T R A J U D I C I A L
para fins específicos de
R E N Ú N C I A
da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, de sua Mesa Diretora e seu Presidente – Pr. José Wellington Bezerra da Costa, com fundamento nas razões de fato de direito que passa a expor:

Que não houve entrega dos documentos fiscais e contábeis sobre a situação fiscal até a posse. Após tomar ciência dos documentos foi solicitado no dia 12 de março de 2010 uma auditoria nas contas do mandado anterior a 2009.
“Considerando que só a partir desta data é que fui tomando ciência da real situação fiscal e financeira da CGADB, encontrando saldo devedor no Banco Bradesco e muitos cheques emitidos pelo Tesoureiro anterior que foram devolvidos”,
Outro ponto argumentado por Santana para renúncia deve-se que todo documento de receitas e pagamentos dos anos anteriores até 2009 encontra-se sob a guarda do secretário adjunto pastor Cyro Melo, que, segundo ele, só pode ser liberado ao contador com sua autorização. “Considerando ainda o aparecimento de inúmeros cheques emitidos pela CGADB, onde não constavam locais e data de emissão, porém pré-datados, inclusive com vencimentos previstos para abril de 2010, com valores extremamente elevados, não tendo conhecimento das respectivas notas fiscais emitidas em nome da convenção pelos serviços prestados”.

O pastor Antônio Pereira Mesquita, presidente do Conselho de Comunicação e Imprensa da CGADB não foi localizado para comentar a carta renúncia.



o Senhor“é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3:20 NVI).