miércoles, 9 de septiembre de 2009

Pr. Samuel Câmara - O valor de um nome

O que há em um nome? Esta foi a pergunta que Justin Kaplan e Anne Bernays tentaram responder em seu livro “A Linguagem dos Nomes”. Segundo eles, há muito em um nome, pois “os nomes penetram no âmago de nosso ser”. No capítulo em que analisaram os nomes da Literatura, verificaram que geralmente os personagens tinham nomes que refletiam exatamente quem eram.
Nos tempos bíblicos, os nomes eram colocados ou tendo em vista um propósito ou decorrentes de um acontecimento. E a Bíblia está cheia de nomes. As pessoas que tentam levar a leitura sistemática da Bíblia a sério geralmente são surpreendidas quando chegam aos primeiros nove capítulos de 1 Crônicas, pois lá encontram apenas uma lista quase interminável de nomes.
A tentação é passar logo as páginas. Mas uma leitura atenta nos fará encontrar algumas “pérolas de grande valor” que nos fornecem peças interessantes de informação. Por exemplo, há dois versos que falam de um homem chamado Jabez (4.9,10). O que chama a atenção é que o cronista parece fazer uma pausa na imensa lista de nomes para contar algo marcante sobre este homem. Ele registra que Jabez “era mais ilustre que seus irmãos”.
Não sabemos ao certo por que ele era tão ilustre, mas podemos achar algumas pistas no significado do seu nome e na breve oração que pronunciou.
Quando ele nasceu, “sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”. Desse modo, seu nome significa “ele causa dor”. Decerto, sua mãe deu-lhe esse nome estranho por causa do intenso sofrimento experimentado durante o difícil trabalho de parto. Mas, afinal, quem gostaria de ter um nome desses?
Jabez poderia ter sido uma pessoa amarga. Embora tivesse motivos para tal, ele não se tornou refém das coisas trágicas do seu passado, não tentou sequer mudar o próprio nome para algo mais apreciável.
Em vez disso, ele preferiu buscar o Senhor, dizendo: “Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!” (v.10).
Os estudiosos da Bíblia traduzem a última parte de sua oração tanto como uma súplica para ser protegido da dor como um pedido de ajuda para que não venha a causar dor aos outros. Ao buscar o Senhor para ajudá-lo a viver com justiça, de forma que não causasse sofrimento ou dano a outras pessoas, fê-lo suplantar o significado do próprio nome e o tornou “ilustre” em sua geração.
A lição que aprendemos é que o valor de um nome depende de nós, depende das escolhas que fazemos, não de quão trágico foi o nosso passado ou de quão feio seja o nosso nome.
Uma pessoa que já teve o seu nome “sujo na praça”, por causa de dívidas não pagas, experimenta uma estranha sensação de felicidade quando consegue sair do cadastro de devedores e, desse modo, ficar com o nome “limpo”. Quão infinitamente maior será a felicidade de, assim como Jabez, ter o seu nome limpo diante de Deus e dos homens e se tornar uma pessoa ilustre.
Está escrito que Deus atendeu a oração de Jabez. Ele pode atender a sua oração também. Volte-se para Deus agora mesmo e peça-Lhe para limpar o seu nome diante Dele. Ele pode mudar a sua vida, perdoando os seus pecados por intermédio de Jesus Cristo, cujo nome está acima de todos os nomes, e pode ajudá-lo a construir uma nova história.
Qual será a sua escolha?


Seg, 20 de Abril de 2009 15:01 Pr. Samuel Câmara

No hay comentarios:

Publicar un comentario